Ekiballo to the Nations

Alcançando os povos não alcançados na Janela 10X40 e além!

Quem somos

O Ekiballo tem sido um instrumento de Deus para que o Evangelho seja espalhado aos Vilarejos não-alcançados do Níger.” (Pastor Saley Anoura, Níger).

O Nome “EKIBALLO”, é derivado do termo grego “ekballo” que encontramos no Evangelho e que significa “despachar”, no sentido de “enviar” em direção a um objetivo designado, ou “compelir alguém a ir” de forma intransigente sem conotação violenta, mas expressando a ideia de “necessidade imediata”, que determina movimentação rápida após uma ordem que faz alguém sair apressadamente.

Vemos essa expressão usada no seguinte texto do Evangelho segundo Mateus:

E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo. E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: ‘A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que “mande” (‘Ekballo’ – despache, envie) ceifeiros para a sua seara’.” (Mateus 9:35-38).

O Níger, oficialmente República do Níger, é um país subdesenvolvido da África Ocidental, que pertence à “Janela 10×40“, com população predominantemente islâmica, que possui mais de 3000 vilarejos sem a presença de cristãos, consequentemente, sem o estabelecimento Igreja.

A MISSÃO EKIBALLO nasceu em 2007 através da missionária Carminha que viveu no Níger de 2001 a 2010. Sendo que, no ano de 2008 começaram as primeiras adoções de pastores nacionais (obreiros autóctones) que foram enviados para vilarejos não alcançados pelo evangelho para a evangelização, discipulado e plantação de Igrejas. No ano de 2011, o Missionário Jefferson Garcia passou a ser o diretor do Ekiballo no Níger e no Oeste da África.

Nestes anos de ministério a MISSÃO EKIBALLO já adotou mais de 125 pastores nacionais que foram enviados aos vilarejos não alcançados pelo evangelho não só no Níger, mas também no Benin. E hoje ainda temos 73 pastores adotados no Níger e 10 pastores adotados no Benin.

A MISSÃO EKIBALLO mantém parceria com quase todas denominações cristãs existentes no Níger e nos países onde se faz presente, recebendo de seus Pastores Presidentes a indicação de obreiros, que são devidamente preparados e aprovados (2 Tm 2:15) com uma formação básica de teologia e experiência pastoral para exercerem seus ministérios nos vilarejos, que são escolhidos sob oração, para se dar início a implantação de uma Igreja Local, isto é, uma IGREJA DE CRISTO AUTÓCTONE(1).

A escolha e envio do obreiro através da MISSÃO EKIBALLO é feito por missionários da WH Brasil que atuaram e atuam diretamente no Níger especialmente administrando o projeto há mais de 10 anos. Esses obreiros arregimentados pela MISSÃO EKIBALLO são acompanhados sistematicamente pelo diretor local do projeto devendo a este, obrigatoriamente, remeter o relatório mensal do trabalho realizado no vilarejo e, pelo menos, uma vez a cada seis meses, o Diretor de Campo visita cada obreiro em seu local de atuação, podendo também ser realizado visitas não programadas ou especiais.

A cada 2 anos é realizado a “CONFERÊNCIA DA MISSAO EKIBALLO” com a participação de todos obreiros, onde estes são avaliados quanto ao trabalho realizado, compartilham de suas experiências, recebem treinamentos, são atualizados sobre o projeto e têm um momento de comunhão.

Os obreiros da MISSÃO EKIBALLO são apadrinhados por Igrejas e/ou irmãos em Cristo, através de um CONTRATO DE 1 (UM) ANO, onde os “PADRINHOS” se comprometem a manter o obreiro por este tempo mínimo na obra realizada no vilarejo.

Neste período, o obreiro é desafiado e encorajado a se estabelecer com sua família no vilarejo, prover uma forma de se auto sustentar e criar vínculos com os moradores locais. Uma vez estabelecido, o obreiro compartilha o evangelho e, assim que possível, inicia reuniões/cultos em sua casa para o estabelecimento de uma Igreja local, que poderá ser erguida mediante mobilização financeira ou contribuições (ofertas) alçadas para este fim.

 


 

1 IGREJA AUTÓCTONE: é toda igreja que é originária de um país e não possui influência externa, ou seja, influência cultural importada, já que os padrões dela são todos nativos. Outro exemplo usado para termos missionários, é a igreja perfeitamente compatível com lugar ou região, onde consegue crescer e prosperar, por isso uma igreja autóctone tem as seguintes características:

  • Os membros destas igrejas além de crerem no evangelho apreendido, o pratica diariamente, pois foi perfeitamente encaixado a cultura nativa;
  • O evangelho influencia diretamente nas suas formas de adoração e oblação;
  • Apesar de adotarem algumas práticas estrangeiras não são marginalizados, já que a cultura nativa foi pouco mudada, ou seja, mudanças em pequenos termos como tipos de cultos e religião, mas não em costumes e usos;
  • Apreciam de corpo e alma o evangelho cristão já que achou respostas para suas necessidades espirituais;
  • A mudança mais visível é o novo fundamento de sua fé que passa a ser a Bíblia Sagrada cristã, onde pedem ao Espírito Santo que compreendam melhor as Escrituras.

 

NOSSA VISÃO:

Ver discípulos de Jesus entre os povos não alcançados da Janela 10X40 e além (Apocalipse 5:9).

 

NOSSA MISSÃO:

Adotar, treinar, sustentar e enviar pastores nacionais (obreiros autóctones) para a evangelização e plantação de igrejas em diversos vilarejos não alcançados pelo evangelho.